Carreiras no turismo azul

VIA AZUL carreiras azuis caracteriza emprego e formação no setor do turismo azul

O turismo azul é um pilar da economia azul em todo o mundo, tanto do ponto de vista do valor económico gerado, como do emprego criado.

O turismo azul constitui uma importante fonte de receitas e de emprego, contribuindo para o desenvolvimento económico das regiões e das suas comunidades. Apresenta um caráter inclusivo, oferecendo oportunidades de carreira para praticamente todas as pessoas, independentemente da sua formação ou experiência profissional.

CARACTERIZAÇÃO DO TURISMO AZUL

O turismo azul abrange três áreas:

  • A náutica de recreio ou turismo náutico inclui as atividades marítimo-turísticas em geral; a navegação de recreio (por exemplo a vela de cruzeiro e os iates) com utilização de embarcações próprias ou alugadas; e a prática desportiva associada a meios aquáticos (por exemplo vela, surf, windsurf, canoagem e remo);

  • O turismo marítimo ou turismo de cruzeiros inclui o transporte marítimo e fluvial de passageiros (turistas) em embarcações de cruzeiros e as atividades relacionadas;

  • O turismo costeiro ou turismo de praia e sol inclui as atividades de hotelaria e similares localizadas no litoral; o alojamento turístico e outros alojamentos de curta estadia; o turismo de habitação e o alojamento local; a restauração e similares; os parques de campismo e parques para autocaravanas; e outros serviços oferecidos aos turistas. Devem ainda ser incluídos os serviços culturais dos ecossistemas, entendidos como os benefícios não materiais obtidos do ambiente, nomeadamente ao nível espiritual, recreativo, estético ou educativo. Incluem-se aqui os passeios à beira-mar, as atividades de contemplação e de descanso, entre outras.

CARREIRAS PROFISSIONAIS ASSOCIADAS

De forma simplificada e em termos de carreira profissional, podemos afirmar que existem dois grandes segmentos de embarcações ou navios empregues em atividades de turismo, que oferecem possibilidades para trabalhar a bordo.

O primeiro segmento, mais comum e de maior abrangência de categorias profissionais, inclui a possibilidade de trabalhar em navios de cruzeiros e iates de grandes dimensões, nas áreas técnicas de convés e de máquina, ou na área de hotel que inclui o turismo em geral. Neste caso, para trabalhar nas áreas técnicas de convés e de máquina, é necessária a frequência de formação marítima específica, regulada pela administração marítima a nível nacional e internacional, para obter a certificação profissional necessária. Estão nesta situação os oficiais pilotos e os oficiais maquinistas, os mestres, os maquinistas, os marinheiros, entre outros.

O segundo segmento, inclui a possibilidade de trabalhar em pequenas embarcações de recreio, nomeadamente iates até 24 metros de comprimento ou arqueação menor que 200GT, normalmente com um máximo de 12 passageiros (exceto tripulação), com propulsão a motor ou por vento, contratado(a) pelo proprietário que faz utilização particular da embarcação ou trabalhando para companhias que exploram estas embarcações comercialmente, em atividades marítimo-turísticas. Neste tipo de embarcações é normal existirem apenas duas áreas de trabalho: a área técnica de convés (que inclui máquinas), liderada pelo comandante da embarcação (o skipper), e a área de interior (hotel) onde se incluem os empregados de câmaras, mesa, cozinha, etc.

SAIBA MAIS AQUI

SUPERIATE TOPAZ (2012 - 147.25m)

Próximo
Próximo

Carreiras na Economia Azul e Profissões no Mar