Turismo Azul
TURISMO AZUL
O turismo azul é um pilar da economia azul em todo o mundo, tanto do ponto de vista do valor económico gerado, como do emprego criado.
O turismo azul constitui uma importante fonte de receitas e de emprego, contribuindo para o desenvolvimento económico das regiões e das suas comunidades. Apresenta um caráter inclusivo, oferecendo oportunidades de carreira para praticamente todas as pessoas, independentemente da sua formação ou experiência profissional.
ESTRUTURA DO TURISMO AZUL
O turismo azul abrange três áreas:
A náutica de recreio ou turismo náutico;
O turismo marítimo ou turismo de cruzeiros; e
O turismo costeiro ou turismo de praia e sol.
A náutica de recreio ou turismo náutico inclui as atividades marítimo-turísticas em geral; a navegação de recreio (por exemplo a vela de cruzeiro e os iates) com utilização de embarcações próprias ou alugadas; e a prática desportiva como experiência de lazer e de entretenimento associada a meios aquáticos (por exemplo vela, surf, mergulho, windsurf, canoagem, remo, entre muitas outras). Inclui também a náutica desportiva, cuja atividade principal se foca na competição e participação em provas desportivas, envolvendo recursos e necessidades específicas.
São consideradas atividades marítimo-turísticas, as operações de animação turística desenvolvidas mediante utilização de embarcações com fins lucrativos, as quais integram várias modalidades: passeios marítimo-turísticos; aluguer de embarcações com ou sem tripulação; serviços efetuados por táxi fluvial ou marítimo; pesca turística; serviços de natureza marítimo-turística prestados mediante a utilização de embarcações atracadas ou fundeadas; aluguer ou utilização de motas de água e de pequenas embarcações dispensadas de registo; e outros serviços, designadamente os respeitantes a serviços de reboque de equipamentos de carácter recreativo, tais como bananas, para-quedas, esqui aquático, etc.
O turismo marítimo ou turismo de cruzeiros inclui o transporte marítimo e fluvial de passageiros (turistas) em embarcações de cruzeiros e as atividades relacionadas.
O turismo costeiro ou turismo de praia e sol inclui as atividades de hotelaria e similares localizadas no litoral; o alojamento turístico e outros alojamentos de curta estadia; o turismo de habitação e o alojamento local; a restauração e similares; os parques de campismo e parques para autocaravanas; e outros serviços oferecidos aos turistas.
Devem ainda ser incluídos os serviços culturais dos ecossistemas, entendidos como os benefícios não materiais obtidos do ambiente, nomeadamente ao nível espiritual, recreativo, estético ou educativo. Incluem-se aqui os passeios à beira-mar, as atividades de contemplação e de descanso, entre outras.
CADEIAS DE VALOR DO TURISMO AZUL
A cadeia de valor da náutica de recreio ou turismo náutico inclui os portos de recreio, marinas, instalações marítimas e clubes náuticos; a compra e venda de embarcações de recreio; o aluguer de embarcações e a realização de excursões marítimas para observação de espécies ou simplesmente lazer; as atividades relacionadas com desportos aquáticos, incluindo escolas de formação, instalações, venda de equipamentos, federações, clubes desportivos; os serviços e suprimentos para embarcações de recreio, incluindo a venda de equipamentos, reparações e manutenção (excluindo construção); e as atividades marítimo-turísticas em geral.
A cadeia de valor do turismo marítimo ou turismo de cruzeiros inclui a oferta de gastronomia e de comércio aos turistas; os transportes e excursões, incluindo serviços de táxi, serviços de transporte público e privado, serviços de agências de viagens e outras organizações; os serviços técnicos especializados aos navios; a gestão portuária, incluindo pilotos da barra, reboques, taxas portuárias e outros serviços; e os agentes de navegação e outros prestadores de serviços aos navios e companhias de cruzeiros, nomeadamente abastecimento de combustíveis e provisões.
A cadeia de valor do turismo costeiro ou turismo de praia e sol é vasta e inclui, além das atividades citadas, a promoção imobiliária dos alojamentos turísticos; as agências de viagem; os operadores turísticos; os transportes; e as atividades culturais e de lazer associadas.
Apresentam-se de seguida as oportunidades de carreira comuns a bordo de embarcações de recreio e de navios.
Não são apresentadas as carreiras associadas a atividades de hotelaria e turismo desenvolvidas em terra, dado que estas são sobejamente conhecidas.
TURISMO AZUL - CARREIRAS A BORDO
De forma simplificada e em termos de carreira profissional, podemos afirmar que existem dois grandes segmentos de embarcações ou navios empregues em atividades de turismo, que oferecem possibilidades para trabalhar a bordo.
O primeiro segmento, com maior abrangência de categorias profissionais, inclui a possibilidade de trabalhar em navios de cruzeiros e iates de grandes dimensões, nas áreas técnicas de convés e de máquina, ou na área de hotel que inclui o turismo em geral.
Neste caso, para trabalhar nas áreas técnicas de convés e de máquina, é necessária a frequência de formação marítima específica, regulada pela administração marítima a nível nacional e internacional, para obter a certificação profissional necessária. Estão nesta situação os oficiais pilotos e os oficiais maquinistas, os mestres, os maquinistas, os marinheiros, entre outros.
O segundo segmento, inclui a possibilidade de trabalhar em pequenas embarcações de recreio, nomeadamente iates até 24 metros de comprimento ou arqueação bruta inferior a 200AB (em inglês, 200GT), normalmente com um máximo de 12 passageiros (exceto tripulação), com propulsão a motor ou por vento, contratado(a) pelo proprietário que faz utilização particular da embarcação ou trabalhando para companhias que exploram estas embarcações comercialmente, em atividades marítimo-turísticas.
Neste tipo de embarcações é normal existirem apenas duas áreas de trabalho: a área técnica de convés (que inclui máquinas), liderada pelo comandante da embarcação (o skipper), e a área de interior (hotel) onde se incluem os empregados de câmaras, mesa, cozinha, etc. Para trabalhar como skipper nestas embarcações, é necessário frequentar formação específica da náutica de recreio (ou formação profissional para marítimos), regulada pela governação marítima, a nível nacional e internacional. Aplica-se neste caso, em Portugal, o Regime Jurídico da Náutica de Recreio , onde são discriminados os vários graus de cartas de navegador de recreio e as respetivas limitações em termos de governo de embarcações. Aplica-se também, neste caso e em Portugal, o Regulamento das Embarcações Utilizadas na Atividade Marítimo-Turística.
No caso de embarcações de recreio de maiores dimensões ou com maior número de passageiros autorizado, aplica-se, normalmente, o regime jurídico da atividade profissional do marítimo (Decreto-Lei n.º 166/2019), o qual estabelece as categorias profissionais dos tripulantes.
CARREIRAS EM NAVIOS DE CRUZEIROS
Conforme referido previamente, os navios de cruzeiros e os iates de grandes dimensões incluem três áreas de atividade ou departamentos:
Departamento de convés (deck);
Departamento de máquina (engine); e
Departamento de hotel.
Apresentam-se de seguida as profissões ou funções mais comuns em cada um destes departamentos. De salientar que, apesar de longa, a lista não é exaustiva, variando consoante a dimensão das embarcações.
CARREIRAS EM NAVIOS DE CRUZEIROS - DEPARTAMENTO DE CONVÉS (DECK)
As carreiras no departamento de convés de navios de cruzeiros, podem ser classificadas em três perspetivas que se apresentam de seguida.
A - Marítimos de convés, de acordo com a Convenção STCW (navegação internacional)
Comandante (Master)
Imediato (Chief Mate)
Oficial chefe de quarto de navegação (Officer in charge of navigational watch - OOW)
Marítimo de convés (Able Seafarer - rating)
Marítimo em quartos de navegação (Rating forming part of a navigational watch)
Operador de radio em navios com GMDSS (Radio operator)
B - Marítimos de convés, de acordo com o Decreto-Lei n.º 166/2019 (artigo 16.º)
Escalão de oficiais
Capitão da marinha mercante
Piloto de 1.ª classe
Piloto de 2.ª classe
Praticante de oficial
Escalão de mestrança
Mestre do alto-mar
Mestre costeiro
Mestre local
Escalão de marinhagem
Marinheiro
Marinheiro praticante
Técnico especializado
C - Marítimos de convés, outras funções
Oficial de ambiente (Environmental Officer)
Oficial de segurança (Safety Officer)
Oficial de proteção (Security Officer)
Agente de proteção (Security Guard)
Efficient Deck Hand (EDH)
Carpinteiro
CARREIRAS EM NAVIOS DE CRUZEIROS - DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS (ENGINE)
As carreiras no departamento de máquina de navios de cruzeiros, podem ser classificadas em três perspetivas que se apresentam de seguida.
A - Marítimos, de acordo com a Convenção STCW (navegação internacional)
Chefe de máquinas (Chief Engineer)
2º Oficial de máquinas (Second engineer)
Oficial chefe de quarto de máquinas (Officer in charge of engineering watch - OOW)
Oficial Eletrotécnico (Electro-technical officer - ETO)
Eletrotécnico (Electro-technical rating - ETR)
Marítimo de máquinas (Able seafarer engine - rating)
B - Marítimos, de acordo com o Decreto-Lei n.º 166/2019 (artigo 16.º)
Escalão de oficiais
Maquinista-chefe
Maquinista de 1.ª classe
Maquinista de 2.ª classe
Oficial eletrotécnico
Praticante de oficial
Escalão de mestrança
Maquinista prático de 1.ª classe
Maquinista prático de 2.ª classe
Maquinista prático de 3.ª classe
Eletrotécnico
Escalão de marinhagem
Marinheiro maquinista
Técnico especializado
C - Marítimos de máquina, outras funções
Oficial de Ventilação / Refrigeração (Ventilation / Refrigeration Engineer)
Oficial de manutenção de hotel (Hotel Maintenance Manager)
Técnico de ventilação e refrigeração
Serralheiro (Fitter)
Assistente de maquinista (Wiper)
Canalizador (Plumber)
Fiel de armazém (Storekeeper)
Técnico de elevadores (Lift Technician)
Gestor de instalações (Facility Manager)
CARREIRAS EM NAVIOS DE CRUZEIROS - DEPARTAMENTO DE HOTEL
As carreiras no departamento de hotel de navios de cruzeiros, podem ser classificadas em duas perspetivas que se apresentam de seguida. A terminologia dos marítimos sem carreira regulamentada (parte B), é apresentada em inglês dado este idioma ser padrão na indústria.
A - Marítimos, de acordo com o Decreto-Lei n.º 166/2019 (artigo 16.º)
Escalão de oficiais
Não existem categorias na lei portuguesa para oficiais em hotelaria
Escalão de mestrança
Cozinheiro
Escalão de marinhagem
Técnico de hotelaria
Técnico especializado
B - Marítimos sem carreira regulamentada (apresentado em inglês)
Hotel
Hotel Manager / Hotel Director
Assistant Hotel Manager
Restaurant
Food & Beverage Manager
Restaurant Manager
Maitre D‘ / Head Waiter
Chef de Rang
Waiter
Beverage
Bar Manager
Barman / Bartender
Sommelier / Wine Steward
Bar Waiter / Bar Waitress
Barista
Housekeeping
Executive Housekeeper
Assistant Housekeeper
Cabin Steward / Stewardess
Hotel Utility / Cleaner
Laundry Staff
Deck Steward / Pool Attendant
Bell Attendant
Tailor
Florist
Main Galley
Executive Chef de Cuisine
Executive Sous Chef
Chef de Cuisine
Sous Chef
Junior Sous Chef
Chef de Partie
Demi Chef de Partie
Cook / Commis de Cuisine
Butcher
Kitchen Staff
Pastry
Executive Pastry Chef
Sous Chef Pastry
Chef de Partie Pastry
Demi Chef de Partie Pastry
Commis de Cuisine Pastry
Bakery
Chief Baker
Chef de Partie Baker
Commis de Cuisine Baker
Provision
Hotel Controller
Provision Master
Assistant Storekeeper
Guest Services
Guest Services Manager
Guest Services Officer
Receptionist / Concierge
Night Auditor
International Host/ess
Future Cruise Consultant
Butler
Desktop Publisher / Printer
Marketing
Macologist
Ilounge Manager
Onboard Revenue and Communications Manager
Cruise Sales Associate
Retail
Shop Manager
Assistant Shop Manager
Retail Salesperson
Art Auctioneer
Jewelry Specialist
Watch Specialist
Medical
Doctor
Nurse
Health Assistant
Spa & Beauty
Spa Manager
Spa Attendant / Receptionist
Beautician
Hair Stylist
Massage Therapist
Nail Technician
Acupuncturist
Tattoo Artist
Child care
Youth Counsellor
Entertainment
Cruise Director
Assistant Cruise Director
Stage Manager
Stage Staff
Light / Sound Technician
Broadcast Technician
Cruise Staff
Host / Hostess
Lecturer
Singer
Musician
Dancer
DJ
Photography
Photo Manager
Assistant Photo Manager
Photographer
Video Operator / Videographer
Shore Excursions
Shore Excursion Manager
Assistant Shore Excursion Manager
Shore Excursion Staff
Port & Shopping Guide
Casino
Casino Manager
Assistant Casino Manager
Pit Boss
Casino Dealer
Casino Cashier
Slot Technician
Administration
Chief Purser
1st Purser
Crew Purser
Accountant
Marketing & Revenue Manager
Ship's Secretary
Management
HR Manager (shipboard)
Training & Development Manager
Sanitation Officer
Sport & Fitness
Fitness Instructor / Personal Trainer
Yoga / Pilates Teacher
Sports Staff
Lifeguard
Dive Instructor
Information Technology IT
Systems Manager
Support Specialist
Communication Service Specialist
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES
Conforme referido previamente, as embarcações de recreio e iates de menor dimensão incluem apenas duas áreas de atividade ou departamentos:
Departamento técnico (convés e máquina); e
Departamento de interior (hotel).
Os iates de maior dimensão podem incluir até quatro departamentos e ainda funções especializadas:
Departamento de convés;
Departamento de máquina;
Departamento de chef; e
Departamento de interior.
Apresentam-se de seguida as profissões ou funções mais comuns em cada um destes departamentos, na terminologia inglesa normalmente utilizada a nível internacional.
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES - DECK DEPARTMENT
Captain
Chief Mate (Chief Officer; First Officer; Mate ou First Mate)
Second Officer
Third Officer
Bosun
Specialised Deckhand
Deckhand Junior
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES - ENGINEERING DEPARTMENT
Chief Engineer
1st Engineer
Second Engineer
Third Engineer
Motorman
ETO & AV/IT
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES - CHEF DEPARTMENT
Head Chef/Sole Chef
Sous Chef
Third Chef
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES - INTERIOR DEPARTMENT
Purser
Chief Stew
Head of Service
Head of Housekeeping
2nd Stew
Experienced Stew
Junior Stew
CARREIRAS EM IATES E SUPERIATES - SPECIALIST POSITIONS
Spa Manager
Spa Therapist
Masseuse / Beautician
Nurse
Personal Trainer
Laundry Master
ENSINO, FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Trabalhar na indústria do transporte marítimo exige normalmente a frequência de formação específica, consoante a profissão ou função desempenhada.
Apresentam-se de seguida informação sobre algumas das instituições onde pode ser frequentada.
FOR-MAR - Centro de Formação Marítima
EMAZORES - Escola do Mar dos Açores
CENTRO DE ORIENTAÇÃO E APOIO EM CARREIRAS MARÍTIMAS
CENTROS DE ENSINO E FORMAÇÃO MARÍTIMA
APORMAR - Formação Trabalhar num Navio
FOR-MAR - Centro de Formação Marítima
EMAZORES - Escola do Mar dos Açores
ENIDH - Escola Superior Náutica
ECONOMIAAZUL - CENTRO DE COMPETÊNCIA
O Centro de Competência ECONOMIAAZUL desenvolve o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA).
O setor do turismo azul sustentável, incluindo carreiras profissionais, é um dos temas abordados no Programa PLEA.
ORGANIZAÇÕES RELACIONADAS
É vasta a lista de organizações que desenvolvem atividade no setor do turismo azul. Apresentam-se de seguida algumas destas, pela sua representatividade a nível nacional e internacional.
TURISMO DE CRUZEIROS
NÁUTICA DE RECREIO
Em desenvolvimento
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RECRUTAMENTO E EMPREGO
Existem várias empresas de recrutamento especializadas no setor do turismo azul.
Este setor é igualmente promovido em eventos internacionais de tecnologia e carreiras. Destacamos um destes eventos, que se realiza em Portugal desde 2017 - Feira de Emprego e Carreiras Azuis.
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem trabalha ou pretende trabalhar em cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca, aquicultura, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.
Estão também presentes várias instituições de ensino e formação marítima, sendo realizado um congresso com apresentação de temas relevantes, associados a carreiras profissionais nos vários setores da economia azul.
REFERÊNCIAS
Identificam-se de seguida o(s) autor(es) do texto publicado e as pessoas e organizações, que contribuíram para o seu enriquecimento e validação.
AUTOR
Álvaro Sardinha | Centro de Competência ECONOMIAAZUL
CONTRIBUTOS
Envie-nos a sua opinião e sugestões para completar os conteúdos apresentados, através do e-mail info@economiaazul.pt