A Masterclass Economia Azul Sustentável tem como objetivo clarificar conceitos e mapear desafios e oportunidades na economia azul, promovendo o desenvolvimento sustentável. A iniciativa constitui também um espaço de diálogo, com respostas diretas e imediatas, às questões apresentadas pelos participantes.
Sobre a economia azul
A economia azul foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo, tendo por base os recursos e as atividades económicas relacionadas com o oceano, mares, rios e lagos.
Inclui atividades económicas tradicionais, como a pesca, a aquicultura e as indústrias de processamento; o transporte marítimo; as instalações portuárias e a logística; as infraestruturas e obras marítimas; a construção e manutenção naval; o turismo costeiro e o turismo náutico; o desporto e a cultura; e o ensino, formação e investigação científica.
Inclui também atividades económicas emergentes, como as energias renováveis do oceano (eólica, ondas e marés); a biotecnologia marinha (alimentos, biocombustíveis, recursos genéticos, farmacêuticos); a vigilância e segurança marítima; a captura, sequestro e utilização de carbono; entre várias outras.
São identificadas vastas oportunidades nos setores de atividade tradicionais já estabelecidos; são ainda maiores nos setores emergentes. Porém, em paralelo com as oportunidades, existem também colossais desafios.
Orador convidado
A Masterclass Economia Azul Sustentável será apresentada por Álvaro Sardinha.
Álvaro Sardinha é formador e consultor especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, colaborando atualmente em projetos de visibilidade internacional. É Mestre em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FD-UNL).
Concluiu a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, na Universidade de Lisboa. É licenciado em engenharia marítima.
Do seu trabalho recente destaca-se a autoria do Plano de Ação INOVSEA (Inovação e competitividade na economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego). Desenvolve regularmente ações de divulgação e promoção da economia azul e de carreiras azuis, realizando palestras e participando em conferências, a nível nacional e internacional.
Acumula vasta experiência profissional e em empreendedorismo, sendo o fundador e gestor do Centro de Competência ECONOMIAAZUL; da APORMAR; da Feira de Emprego e Carreiras Azuis; e da VIA AZUL. Desenvolveu e coordena o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA). É ainda autor dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio”, “Direito e Economia do Mar”, “Máximo Azul” e de vários estudos sectoriais.
https://www.linkedin.com/in/alvarosardinha/
https://www.economiaazul.pt/
Sobre a Universidade NOVA SBE
Informação disponível em https://www.novasbe.unl.pt/pt/
“Desde o início que o papel da Nova SBE esteve sempre muito bem definido. E assim se manteve nos últimos 40 anos: participando ativamente para transformar o mundo de forma positiva.
À medida que o mundo foi mudando fomo-nos ajustando aos seus desafios. E à medida que o mundo nos foi desafiando mantivemo-nos sempre fiéis a nós próprios.
Acreditamos em ter um compromisso para com todas as pessoas que se atrevem a questionar, a descobrir, a criar. As que continuam a tentar superar-se e a melhorar os meios através dos quais podem ter um impacto positivo.
Acreditamos que devemos apoiar todos aqueles que lutam por ser melhor e fazer melhor enquanto pessoas, profissionais, líderes. Enquanto cidadãos.
Amanhã, tal como hoje, seremos uma escola com duas missões a desempenhar:
Receber quem continua a acreditar na nossa capacidade em superarmo-nos, demonstrando as mentes curiosas e determinadas que somos.
Ser uma comunidade de cidadãos do mundo, que quer ter um contributo nas vidas das pessoas. Dessa forma, provamos o nosso potencial em crescer coletivamente — é esse o nosso maior desafio e é isso que nos move todos os dias.”