A 1ª Escola de Estudos Socionaturais do Mar, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), realiza-se entre os dias 10 e 14 de julho. O tema Inovação, Sustentabilidade e Carreiras na Economia Azul será apresentado por Álvaro Sardinha, na manhã de dia 11.
1ª Escola de Estudos Socionaturais do Mar
Informação publicada em https://www.ics.ulisboa.pt/escolas/estudos-socionaturais-do-mar
“Enquanto lê este texto, está a inalar o mar. Está a respirar o oxigénio gerado nas suas águas, nomeadamente por organismos chamados fitoplâncton. O mais provável é que a maior parte das roupas que veste, das tecnologias que utiliza, dos alimentos que come tenham circulado pelo mar também. Além disso, o oceano global abriga a maior biodiversidade no nosso planeta, e os padrões climáticos e meteorológicos são regulados pelas suas águas. O nosso quotidiano bem como toda a vida orgânica dependem do mar/oceano.
Nunca a relação humana com o mar/oceano foi tão vital como agora. Desde a descarga de poluentes e a extração de recursos marinhos, até às ameaças da sobrepesca e as mudanças induzidas pelo oceano no clima global; a nossa relação com o mar/oceano deve ser (re)considerada à luz de diferentes perspetivas. É isso que faremos na Escola de Estudos Socionaturais do Mar que decorrerá no ICS-Ulisboa entre 10 e 14 de julho. A Escola abordará os grandes desafios contemporâneos ligados ao mar/oceano.
OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento crítico sobre a relação entre as sociedades e o mar/oceano;
Recorrer ao mar/oceano como ferramenta metodológica, teórica e material para interpretar fenómenos ecossistémicos e sociais;
Promover novas formas de visibilidade e compreensão do mar/oceano trazidas por diferentes fontes de conhecimento;
Criar a oportunidade única para os participantes falarem com cientistas, ativistas, artistas, e outros profissionais ligados ao mar/oceano.
DESTINATÁRIOS
Estudantes, investigadores e docentes universitários de diferentes áreas disciplinares, representantes de agências governamentais e não governamentais, artistas, jornalistas, ativistas, docentes do ensino básico e secundário, alunos dos 11º e 12º anos, pessoas que tenham interesse nas questões socionaturais ligadas ao mar/oceano.”
Sobre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)
O ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS-ULisboa consiste em estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais Portugal tem relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos. Essas atividades são realizadas num contexto interdisciplinar e a partir de sete Grupos de Investigação.
Os painéis internacionais da FCT (1996, 1999, 2005, 2008, 2014 e 2019) têm atribuído ao ICS-ULisboa, recorrentemente, a classificação de Excelente. Estas avaliações estimularam investigação cada vez mais inovadora, a procura de um ensino pós-graduado de alta qualidade e uma atenção crescente à transferência de conhecimento.
Informação adicional disponível em https://www.ics.ulisboa.pt/